Coelho Neto - MA, sexta-feira, 18 de abril de 2014

Matéria publicada por: redacaoportalcn@hotmail.com: whatsapp 98 81729172 em 20/11/2013

Univima inaugura novos polos em 22 municípios e realiza aula inaugural de cursos

A aula inaugural foi aberta pela governadora Roseana em solenidade no Palácio dos Leões, e transmitida, em tempo real, por meio de videoconferência a alunos de várias cidades maranhenses.

governo32

Novos polos da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) começaram a funcionar, nesta terça-feira (19), em 22 municípios do estado. A aula inaugural foi marcada por solenidade no Palácio dos Leões, com presença da governadora Roseana Sarney e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa. O ato teve transmissão em tempo real, por meio de videoconferência, a estudantes das 99 cidades beneficiadas pela rede.

A governadora Roseana destacou a importância da iniciativa para suprir a demanda gerada pelos empreendimentos que se instalam no estado na atualidade. “Hoje, o Maranhão dá um grande passo no processo de capacitação profissional dos nossos jovens. É preciso que eles se preparem cada vez mais para atender as exigências do mercado de trabalho, que se expande com a implantação de grandes projetos em vários municípios e setores de nossa economia”, destacou a governadora.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; de Comunicação Social, Sergio Macedo; o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho; o deputado estadual Raimundo Louro, além de gestores e técnicos da Univima.

Ao todo, 22 mil vagas foram destinadas a jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. Estão sendo oferecidos cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Marketing e Vendas, Auxiliar em Panificação e Cuidador de Idoso, este em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), nos turnos vespertino e noturno.

Além disso, para os 11 Centros Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas) e o Estaleiro Escola foram disponibilizados os cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Gestão de Pessoas, Auxiliar em Mecânica de Motocicleta, Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Gestão de Pessoas, Auxiliar em Marketing e Vendas, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Panificação, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Também há cursos ofertados em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Associação das Quebradeiras de Coco de Itapecuru-Mirim.

Maior cobertura

De acordo com o secretário José Costa, a Univima ampliou sua cobertura para 99 municípios. “Estamos inaugurando, hoje, 177 salas de aula. A nossa meta é fazer com que os alunos recebam certificação profissional e ingressem ao mercado, assegurando, desta forma, emprego e melhoria de renda”.

Agora, estão inseridos à rede da Univima os municípios de Axixá, Anapurus, Benedito Leite, Bom Lugar, Cachoeira Grande, Cantanhede, Fernando Falcão, Fortuna, Guimarães, Humberto de Campos, Jenipapo dos Vieiras, Lago do Junco, Magalhães de Almeida, Monção, Morros, Palmeirândia, Presidente Vargas, Santa Luzia do Paruá, São Francisco do Brejão, São Vicente Ferrer, Turilândia e Urbano Santos.

Segundo ele, apenas em 2011 e 2012, foram capacitados mais de 200 mil pessoas pelo Programa Maranhão Profissional. Em 2013, a previsão é qualificar mais de 140 mil pessoas e superar a marca para o ano que vem. “Em sintonia com a Univima, o Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego também tem dado resultados significativos. Estamos nos aproximando do índice de 30% em empregabilidade. São 9 mil estagiários contratados pelas empresas ao final do período de estágio”, acrescentou.

O secretário de Estado do Trabalho, José Antônio Heluy, comemorou a 1ª posição do estado no ranking nacional em matrículas para formação inicial e continuada. “Atualmente, nós temos maranhenses capacitados e ocupando postos de trabalho nos grandes empreendimentos instalados no Maranhão. O nosso desafio é preparar a juventude e motivá-la para contribuir ainda mais com o crescimento do nosso estado”, disse.

Comentar no Facebook

Deixe seu comentário