Coelho Neto - MA, sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Matéria publicada por: redacaoportalcn@hotmail.com: 98 81729172 em 28/12/2013

Comando Geral da PM paga fiança de sargento preso por porte ilegal de arma

Do atual7

Apesar do crime cometido pelo PM ser previsto pela Lei do Desarmamento, Zanoni Porto alegou desconhecer a razão da prisão.

Preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, na última quinta-feira (26), pelo delegado titular do 16ª Distrito Policial da Vila Embratel, Danilo Veras, um sargento do Comando Geral de Polícia Militar do Maranhão foi solto após o pagamento de fiança, feita por ordem do chefe maior da tropa, o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Aldimar Zanoni Porto.

coronel-zan

CORPORATIVISMO Comandante da PM mandou pagar fiança de sargento preso por porte ilegal de arma de fogo. Foto: Reprodução

A prisão ocorreu após o sargento – conhecido como Leite – apresentar no 16ª DP dois adolescentes que praticavam um assalto a um comércio na comunidade. O PM teria utilizado a arma na apreensão dos infratores.

Encaminhado para o Presídio Militar, no retorno do Calhau, Leite recebeu a solidariedade do alto comando dos colegas de farda, apesar do fato grave.

Apesar do crime cometido pelo PM ser previsto pela Lei do Desarmamento, com pena que varia de 3 a 6 anos de reclusão – independente do serviço prestado à sociedade com a apreensão dos meliantes, o comandante da Policia Militar do Maranhão alegou desconhecer a razão que motivou a detenção de seu subordinado.

- A Polícia Militar está 24 horas a serviço da população. Lamentei e não entendi a postura do delegado em prender o sargento no exercício da profissão. Ele apresentava dois menores infratores na delegacia. Em vez do delegado cumprir o auto de infração cometido pelos adolescentes, acabou o militar sendo surpreendido pelo delegado e autuado em flagrante por porte ilegal de arma. Estou esperando a decisão judicial para o relaxamento do flagrante. A Polícia Militar vai apurar para saber a quem pertence a arma. E se houve abuso por parte do delegado vamos representá-lo – afirmou Zanoni, antes mandar pagar a fiança do sargento.

Comentar no Facebook

44 comentários adicionados em “Comando Geral da PM paga fiança de sargento preso por porte ilegal de arma”

  1. rogerio Disse:

    não entendi nada o estado fornece uma arma para o policial um policial mesmo de folga tem direito de andar armado com sua arma pois ele e altoridade mesmo de folga

  2. Weber Henrique N Marques Disse:

    Infelizmente, este é o nosso País, bandidos soltos e um delegado preocupado com a arma do Sargento que fez a prisão, livrando a sociedade de marginais. Sinceramente ficamos refens de um sistema feito para defender bandidos, refens de um governo federal que nao tem força para mudar nada em relação a segurança pública. Um dica á pupulação ao prender bandidos vão desarmados ok, isso serve tambem para os policiais……………e viva a impunidade!!!!!!!!!!!

  3. walmir Disse:

    Por esta e outras razões que tem que acabar com essa divisão de policias, parar de ser policia pela metade e passar a ser policia inteira que se faz o policiamento até o fim da apresentação e indiciação dos fatos. Temos que ser imparciais e saber que este modelo de policia que temos é arcaico e da vazão a estes destemperos de alguns ditos policiais a querer fazer de otário o seu irmão de serviço. Isso só acabará quando deixarmos de lado o corporativismo e implantarmos uma policia de fato INTEIRA e não pela metade.

  4. Martins Disse:

    Esse país é uma vergonha. Conseguiu jogar a Policia Civil contra Polícia Militar e a Militar contra a Civil. Parabéns…
    Por essa e outras oque o Policial militar e Civil não quer saber mais de trabalhar. Eles estão errados??????????? A população padece. Algumas pessoas merecem padecer outras não.

  5. Leonardo Disse:

    Delegado? Isso pra mim é um bandido tbm. Quem defende marginal é bandido!

  6. Wellington Disse:

    É um absurdo! Inversão de valores, autoritarismo, mais também não exagera Rogério, somos funcionários públicos acima de tudo, com o dever de servir e tratar bem o cidadão que paga nossos salário, não vamos usar do mesmo expediente absurdo do Delegado

  7. Paulo Clecimar de Alexandria Disse:

    NÃO ACREDITO MAIS EM NINGUÉM, AI NÓS TEMOS GOVERNADORES NESSE BRASIL, DE MEU DEUS QUERENDO UNIR POLICIA MILITAR, COM POLICIA CIVIL DA PARA A CREDITAR ACORDA MEU BRASIL????

  8. leandronabarro@hotmail.com Disse:

    o sistema é uma merda e nós somos os herdeiros , não vejo perspectiva nesse nosso país, enquanto não mudar essas leis ultrapassadas e que não se cumpre , eu acho difícil mudar alguma coisa , infelizmente os políticos são a pior imagem que nós temos hj de como não devem ser feita as coisas

  9. Richard Disse:

    O final da história a sociedade já conhece! O menores apreendidos foram liberados e o babaca do sargento preso, pois em seu horário de folga, foi agir conforme preceitua o juramento de sua instituição.
    Concordo com a opinião da maioria, precisamos de POLÍCIAS com CICLO COMPLETO! E não uma polícia que prende e outra que solta, ou aquela que investiga somente crimes que dão mídia.
    Não precisamos de Delegado “populista” que só quer mídia, precisamos é resolver o problema da insegurança!

  10. Papa Charlie Disse:

    Já diziam os romanos “Dura lex, sed lex”! Para os semi-analfabetos e iletrados é uma expressão em latim cujo significado em português seria: “A Lei [é] dura, porém [é] a lei”. Muitos PM no Brasil inteiro usam armas frias, roubadas, furtadas, “velas”, etc. Tudo ilegal pra fugir da Lei e do Estatuto do Desarmamento! Se o Comando for pagar fiança de todo PM vagabundo preso, vai faltar orçamento… Ainda por cima é conivente! O Delegado tem culhão roxo!

  11. Itamar Disse:

    Fiquei sem entender. Primeiro de quem era a arma? Do sargento ou da PM? Hj os policiais tem armas cauteladas pelo estado para exercer a atividade, então não tem q utilizar arma pessoal no serviço. Ainda mais arma sem registro e sem controle das atividades. Situação hipotetica: policial mata bandido em legitima defesa com arma pessoal registrada. Consequência a arma será apreendida sem data para ser devolvisa, pois só acontecerá após o fim do processo. Depois do exposto fica claro que não vale a pela policial usar arma pessoal para a o trabalho. Agora se o sargento estava com arma irregular durante o serviço, mas a arma cautelada. Isso pega mal, parece q os menores sobreviveram por sorte.

  12. Luís Paulo de Oliveira Filho Disse:

    Parabéns senhor alfabetizado e letrado Papa Charlie, como sabemos, na polícia Civil só tem baluartes dos bons costumes! Por conta de idiotas como você e com essa de “justiça” é que a criminalidade chegou onde está e só tende aumentar. Fico muito triste ao ver um comentário de tamanho despropósito como este.

  13. GIDEONE NARCISO Disse:

    SENHOR PAPA CHARLIE ,PELO JEITO DEVE ENTENDER MUITO BEM DAS LEIS ,PELO TESTO POSTADO MAIS ESQUECEU QUE PRIMEIRO TEM QUE VER O ANTECEDENTE DO SGT DO PM PRA DEPOIS FAZER COMENTARIOS,DE FATO TANTO POLICIA MILITAR COMO A POLICIA CIVIL TEM SEUS JOIO MAS QUEM ÉS TU PRA QUERER JOGAR A PRIMEIRA PEDRA,É FACIL SER A PEDRA DIFICIL É SER A VIDRAÇA ONDE MUITOS TENTAM SE APARECER MAS NÃO CONSEGUEM,SIMPLESMENTE POR QUE NASCERAM PRA SER PEDRA…..

  14. josé nilton Disse:

    todo o tipo de crime tem que ser apurado,e nao porque se trata de um policial que tem que ser diferente isso para nao haver injustiça. e eu parabenizo este comandante pela sua atitude se os nossos companheiros nao estiverem do nosso lado o que seria de nos policiais.
    e esse idiota tao estudioso de vulgo Papa Charlie nome apropriado para Pm ou seja CB ou Cabo é um desses que torce e faz de tudo para ferrar Pms e eu so lamento por existir pessoas assim.
    vai fazer comentario pra suas negas.

  15. Alessandro Disse:

    Senhor PAPA CHARLIE…..OU MELHOR senhor PC, quem é vc pra falar em PM, vagabundo…..olha pra dentro de sua instituição e vamos ver aonde tem mais vagabundo!!!!

  16. Desejando Entender Disse:

    Mas O simples fato de ser Policial dá direito a portar arma sem o devido registro, etc… E em caso negativo, qual deve ser a postura do Delegado sabendo que o Policial (PF, PM, Civil, etc) está portando arma fria deve fazer… Responda por favor para sanear minha dúvida como cidadão. Que o policial está certo em agir sim, mas onde arrumou a arma fria??? Essa é outra questão…

  17. Mike Pantaneiro Disse:

    Papa Charlie, seu comentário é típico se sanguessuga, pucha saco de delegado. Na hora que o bicho pegar pro seu lado esquece da PM e liga pro Dr aí quem sabe ele te ajuda!

  18. Ricardo Chueire Disse:

    Prisão do Militar pode ter sido até inoportuna sob certo ponto de vista, isso em razão dele estar trabalhando, prendendo marginais; não sei como os fatos se desenrolaram, qual foi o estopim para a verificação da situação da arma do PM, mas uma coisa é certa; a arma não era regular, era fria, isso é crime… Também não vejo como o Comando da PM do Maranhão representar o Delegado se realmente a arma era “fria” o que pelo jeito era porque foi lavrada a prisão e a situação regular de uma arma é coisa das mais fáceis de se fazer. Por outro lado mais estranho ainda nessa pendenga toda é o Comando da PM-MA pagar fiança(de prisão por arma fria pior ainda), se isso ocorreu e o estado for sério o comando deveria cair e ser processado.

  19. Ricardo Chueire Disse:

    Prisão do Militar pode ter sido até inoportuna sob certo ponto de vista, isso em razão dele estar trabalhando, prendendo marginais; não sei como os fatos se desenrolaram, qual foi o estopim para a verificação da situação da arma do PM, mas uma coisa é certa; a arma não era regular, era fria, isso é crime… Também não vejo como o Comando da PM do Maranhão representar o Delegado se realmente a arma era “fria” o que pelo jeito era porque foi lavrada a prisão; checar a situação regular de uma arma é coisa das mais fáceis de se fazer. Por outro lado mais estranho ainda nessa pendenga toda é o Comando da PM-MA pagar fiança(de prisão por arma fria pior ainda), se isso ocorreu e o estado for sério o comando deveria cair e ser processado.

  20. Ricardo Chueire Disse:

    Outra coisa: o único ponto que pode causar revolta em alguém é o fato do Militar estra trabalhando e prendendo marginais quando acabou preso; vejo aqui alguns comentários típicos de gente atrasada, ignorante e que não gosta do cumprimento da Lei, coisa de 3º mundo… Total inversão de valores, de gente que depois fica reclamando da vida, que seu estado nao presta, que o país não presta isso e aquilo, mas na hora que alguém age de forma correta ficam reclamando, talvez por isso que o Maranhão seja líder entre os estado brasileiros… Se a arma era fria mesmo o delegado agiu de forma correta e o comando da sua PM deveria ser trocado e punido se a fiança foi paga om dinheiro público!!!

  21. Sgt PMGO João cunha Disse:

    Parabens ao Cel. PM cmt Geral da PM do Maranhão, demonstrou ser homem de valor e etico,que respeita seus comandados,parabens a PM do Maranhão que tem um Oficial deste nivel como seu cmt, e so lamento porque em todo pais a PC sempre tenta aparecer nas costas da PM,falta de competencia, mas vai chegar o dia em que algum governante vai ver isso e ira coloca-los em seu devido lugar, o estado tem de ver aqui a inversao de valores, e o delegado tambem precisa ter um pouco mais de bom senso,a população esta revoltada com sua atitude covarde.se é a qui em Goias ele levaria uma taca, pra aprender a considerar co-irmão.é uma pena que a PC do maranhão tenha um asno desses em corpo.que sirva de exemplo a todos…..

  22. josé adair pereira dos santos Disse:

    este delegado sem noção provavelmente tem co-relação com os marginais, ou morre de inveja da pm?!

  23. GERLANIO VIEIRA DE OLIVEIRA Disse:

    ´´E lamentável que autoridades policiais como este Delegado, quando deveria solicitar um elogio ao PM, deu-lhe de presente, voz de prisão. Se o PM não possuía porte da arma que conduzia, no entanto, exercia naquele momento sua funções precípuas de militar. E se fosse ele Delegado, quando de folga, realizasse a mesma prisão e não tivesse porte para conduzir a arma, será que seu colegado o autoaria da mesma forma. DUVIDO! Parabéns ao Comandante pela atitude de solidariedade ao subordinado, digna de um líder.

  24. GERLANIO VIEIRA DE OLIVEIRA Disse:

    ´´

  25. papa mike Disse:

    se a pm tem um regulamrnento proprio, se usa farda alcancando uma visibilidade ampla, dessa forma todo cidadao se tornando fiscal das acoes da policia militar,e mesmo assim na corporacao se encotra pessoas de conduta duvidosa, imagine na policia civil que nao tem nada do que citei anteriormente e sua ostensividade se conhece somente quando na busca pelo conhecido arrego do trafico, de negociacoes com marignais de toda especie. provavelmente esse delegado seja dono de alguma empresa de seguranca, o que é comum entre esses profissionais, as acoes da pm incomoda por esse motivo, se a pm age, a necessidade de empregar seguranca particular diminui e a empresa entra em prejuizo. vergonhoso esse quadro em que se encontra a policia civil do brasil, a populacao ta dando um tiro no pe quando clama a desmilitarizacao da policia

  26. papa mike Disse:

    outro detalhe o uso de arma de fogo é inerente a profissao, o policial pode responder por a arma estar sem registro nunca por porte ilegal, eu adoraria ser solicitado por um desse tipo vir me pedir registro de minha arma, ou memso me dar voz de prisao

  27. romeu amaral Disse:

    Gente até entendo a rebolta de alguns, mas o princípio da policia e defender e aplicar o que ta na lei. Ninguém pode andar armado sem cumprimento do dispositivo legal.

  28. Carlos Coutinho Disse:

    Entendo que o Delegado não deveria ter preso o PM. Comm tantos crimes na capital Maranhenhense o Delegado deveria se levantar da cadeira as vezes e prender bandiddos na rua. O modelo de policia no Brasil está falido. O Brasil precisa de ciclo completo e carreira única para as polícias, para isso é necessário a aprovação da #PEC51 #PEC73 E #PEC361, para um ciclo completo e carreira única para as policias como é normamente nos demais países do mundo.

  29. Leandro Disse:

    Tem que dar o nome do delegado, dizer a delegacia… se ele tomou uma atitude dessa, tem que aguentar a consequência dos seus próprios atos.

  30. Humberto Tarcizo Filho Disse:

    Estou enganado, ou o autor da matéria considerou justa a prisão do militar? Injusto é o policial precisar de um documento, para poder usar o único instrumento que pode garantir a sua vida em defesa da sociedade. Sei que é lei, no entanto, nem tudo que é legal é moral. Ridículo um policial ser preso por porte ilegal de arma. Fazer o que? É a lei, de bosta, mas lei. Só no Brasil mesmo, país onde o poste mija no cachorro.

  31. Humberto Tarcizo Filho Disse:

    O fato de não possuir o porte de arma, não quer dizer que a arma é fria. O uso de arma de fogo é inerente ao serviço policial, quer seja de serviço, quer seja de folga.Prender o policial por porte ilegal de arma, seria o mesmo que prender um médico por porte ilegal de bisturí, um juiz por porte ilegal de caneta ou um professor por porte ilegal de livros. A simples apresentação da identidade de militar deveria ser considerada como autorização para porte de arma. Agora só falta mandar soltar os coitados dos bandidos, pois a prisão foi ilegal. Outra coisa, esse delegado deve estar se sentindo o cara. Quero ver se no combate direto com o crime se ele é tão arrochado.

  32. leandro Disse:

    O que esperar da atitude de um delegado que provavelmente nunca foi pra rua prender alguém, só sabe ficar sentado na sua sala com ar condicionado dando uma de pseudo jurista. Polícia mesmo nunca foi. Só tem uma solução pra isso, PEC 51.

  33. leopoldo alberto holanda Disse:

    ESSE DELEGADO DEVE TER MANDADO ADOLESCENTES ROUBAR, DEVE SER O CHEFE O BANDO

  34. Autamiro alves dos santos Disse:

    Delegado não suje sua classe a bichinhoo nogento.parabens cmt.mesmo sem armas nunca vamos deixar de ser policiamilitar.

  35. Marcelo da silva Cruz Disse:

    Sr. PAPACHARLIE, primeiramente você deveria se identificar, como todos da minha instituição, se fizermos um apanhado geral, veremos que a sua instituição tem bem mais corrupção que a nossa, a diferença é justamente o que vc fez aqui, VOCES FAZEM AS COISAS E AS ESCONDEM VCS MESMOS.
    Nós não escondemos, estamos ali fardados para todos verem quem somos,e quanto ao fato de termos ou não armas frias, por favor, vocês andam com mais armas frias do que nós.
    E quando vc precisar de apoio tente chamar a sua polícia, vê se vão, haha, somos nós que te socorremos idiota, estando de folga ou não. seu imbecil

  36. Claudemir Disse:

    Sou Major da Pmms, tenho duas pós em direito penal e atualmente desenvolvo o comando de policiamento em diversas atividades policial militar, posso dizer meus queridos que o Delegado em questão e seis agentes estão equivocados, pois para sanear e ou sanar a prática de um crime o policial militar se apoderou dos meios necessários, mesmo sendo uma arma de fogo sem registro, porém como sabemos o porte do policial é tão somente sua condição de policial militar, ou seja o porte é a própria função que exerce, quanto ao comentário do senhor agente da polícia civil, é lamentável pois sabemos que são escórias da segurança pública, não tem disciplina e nem respeito por nada.

  37. José Carlos Disse:

    Nota 10 para o Delegado. Certamente a arma que o delegado encontrou com o policial militar não era a arma fornecida pelo Estado para ele trabalhar. Com certeza o policial foi autuado corretamente porque estava portando uma arma sem registro (clandestina), tipo as que alguns policiais andam para forjar crimes, ou seja, quando eles matam alguém jogam a arma clandestina sobre o corpo para simular que o morto estava com a arma e reagiu. Nota dez para o Delegado. Inclusive na cidade onde trabalho um Agente de Investigação foi preso em Flagrante em caso semelhante.

  38. sgt pm celio mato grosso do sul Disse:

    esse delegado com sertesa tem rabo preso com bandidos . ou tem problemas mentais isso ai deve se delegado colocado por politico, nem academia ele feis com sewrtesa . pork nao vai desarma bandito . vai seu calço curta

  39. virmondes Disse:

    em goias tambem tem desses delegados…

  40. Dirceu bezerra cavalcante Disse:

    Parabens ao SENHOR CMnd LOCAL ,ESSE É RECONHECER OS DIREITOS DO POLICIAL ,UMA VES QUE É SABEDOR DOS DIREITOS,MAS COM Sertesa FOI LáPSSO vai em frente delegado não ten ninguen para ver seus B.O

  41. Cláudio Marinho Disse:

    Ilustre Senhores internautas, será que foi apreendida junto com os menores ou será n não prevaleceu o bom senso e espírito de camaradagem entre as duas forças policiais. Eu particularmente acho que o uso de arma de fogo e inerente ao PM, e enquadra-lo como porte ilegal seria uma discrepância cabal, podia até não ter registro, wue o fato fosse comunicado as corregedorias ou corregedor para as devida ciência e providências, sinalizando uma atitude mais cadente do delegado. Vejam bem, não quero aqui levar a crê que A ou B estejam errado,mas vejam o foco para a qual a segurança pública fora feita. Aqui em João Pessoa,um soldado PM abordou um delegado de Polícia Civil, até então, o soldado não sabia de sua identidade funcional, ele procedeu dentro da técnica de abordagem e de segurança pessoal, segundo o soldado o Delegado reclamou dele na corregedoria da PM afim de apurar algum excesso. Então não cabe a gente prejulgar, basta apenas acionar o setor fiscalizador com poder sindicante para apurar possíveis irregularidades por seus agentes públicos e o devido enquadramento legal.

  42. JUSTINIANO ALVES DA SILVA Disse:

    Boa noite estou sopreso como foi atuado em flagrante o policial que de fato é policial 24 horas por dia, é por isso que tem que acabar com tanta policia no Brasil,sou policial de GO; O Delegado vai demorar reativar a confiança dos Pms do MA; uma vez que no Brasil somos hoje a maior instituição Militar do Pais.

  43. DANIEL Disse:

    DELEGADO CABRA MACHO….E DESSES POLICIAIS QUE O PAIS PRECISA,POIS CRIMINOSO SO E CRIMINOSO PORQUE COMETE CRIME…SE PM COMETE CRIME E CRIMINOSO TAMBEM, E OUTRA ESSAS ARMAS CLANDESTINAS ,TEM QUE SAIR DO MEIO POLICIAL,POIS ESSE SARGENTO SO PRENDEU OS MENORES PORQUE ELES NAO ERA BANDIDOS ,POIS SE FOSSEM,ELE NAO PRENDIA ,A PM TA BORRANDO DE MEDO DOS BANDIDOS E QUEREM DESCONTAR NOS INOCENTES…ESSES MENORES TIVERAM A MAIOR SORTE DE NAO SEREM ASSASSINADOS,,POR ESSES PMS ASSASSINOS,QUE MATAM E POE A ARMA NA MAO PRA DIZER QUE FOI TROCA DE TIRO…PARABENS DELEGADO E QUE O DELEGADO DO 8 DISTRITO DEVE E MUITO APRENDER COM O SENHOR!!!!!! PMS BOTEM O RABOS ENTREMEIO AS PERNAS E SAI GANINDO DE FININHO,PORQUE VCS NAO ESTAO ACIMA DA LEI…..MAL EXEMPLO PRA UM COMANDANTE,,,AS DENUNCIAS QUE FIZ PRA ELE CONTRA UM VELADO QUE COMETEU UM CRIME CONTRA MIM..NUNCA VAI DAR EM NADA!!!!!!!!!!!!

  44. jose olimpio clemente Disse:

    Eu acho que o Delegado agiu correto, o que diz a lei não somos todos iguais perante a ela? Se ele estava com uma arma que não era do corporação(estado) ele deveria sim portar uma arma devidamente registrada conforme determina a Lei, o delegado fez cumprir a citada lei.

Deixe seu comentário